COMPARTILHAR
Você provavelmente já deve ter se deparado com esta situação, seja com seu próprio cachorro ou com cachorros de outras pessoas: você olha e interage com o cãozinho e ele faz xixi, seja de alegria ou às vezes até por medo, ou xixi por submissão.Não se preocupe, isto é normal, desde que não tenha problemas de saúde envolvidos. Porém não é muito legal e causa certo incômodo, não é mesmo?
Por isso, entenda o que é o xixi por submissão, como e porque ele acontece e também como lidar com estas situações, continue lendo este artigo até o final e saiba mais!
xixi por submissao

O que é e quando acontece?

Fazer xixi por submissão é uma ação que faz parte da comunicação e linguagem coporal dos cachorros. Eles fazem isso para mostrar pacificação pra outros cães. Quando um cachorro faz xixi por submissão, ele está tentando dizer e convencer que não é uma ameaça.
Porém, nem todos os cães urinam por submissão, alguns deles urinam espontaneamente quando estão extremamente excitados, como por exemplo, o momento em que seus donos chegam em casa e o encontram ou quando estão brincando, muito felizes!Outras situações excitantes que fazem com que o cachorro faça xixi por submissão podem acontecer durante brincadeiras e/ou durante contato físico, seja quando o cão é acariciado ou punido. É como se os cães perdessem o controle da bexiga.Muitas pessoas não ligam para este comportamento. O problema nisso é que alguns cães fazem muito xixi, formando até poças! A maioria deixa escapar apenas algumas gotas, neste caso, menos mal.
xixi por submissao

Por que acontece?

Este tipo de comportamento é mais comum em filhotes, mas alguns cães adultos também podem fazer xixi por submissão, principalmente aqueles que não tem muita auto-confiança. E isto é mais comum em algumas raças que em outras, como por exemplo os retrievers – Golden Retriever e Labrador.

Se o xixi por submissão ou excitação está causando incômodos à família do cão ou apresenta fatores preocupantes, é preciso ter atenção!
Siga nossas orientações:

Antes de tudo, elimine problemas de saúde

Se seu cachorro faz xixi em momentos inapropriados, é importante levá-lo ao veterinário para saber se é um problema de saúde, pois este comportamento pode sugerir algo mais grave.
Algumas causas que fazem o cão urinar espontaneamente:

Problemas gastrointestinais

Se seu cachorro foi treinado a fazer xixi e cocô no jornal ou no tapete higiênico, mas de repente começou a fazer isso pela casa, ele pode estar com algum problema no intestino.

Mudança na dieta

Caso passe por uma mudança de marca da ração, seu cão pode apresentar diarreia. O ideal é que ela seja feita de forma gradativa e correta.

xixi por submissao doenca

Incontinência urinária

A incontinência urinária é a incapacidade do cão de segurar o xixi, mais comum em idosos, mas pode acontecer também em cães mais jovens.

Infecção urinária

Um cão com infecção urinária pode fazer xixi com muita frequência, porém em pequenas quantidades. Os cães com infecção urinária tendem a lamber excessivamente as partes íntimas, a fim de aliviar o desconforto da uretra, portanto observe se seu cachorro apresenta estes sintomas.

Remédios

Alguns remédios aumentam o número de vezes que o cão urina e pode acontecer de ele não conseguir segurar e não fazer sempre xixi no lugar correto.

Observe

Fique sempre de olho no comportamento do seu cãozinho, observando se ele está fazendo xixi frequentemente e também na cor da urina!

Após todas essas observações e uma consulta no veterinário, será possível identificar se há alguma causa médica que faz com que seu cachorro faça xixi espontaneamente pela casa.
Caso não seja diagnosticada nenhuma causa médica ou problema de saúde, passe a observar e identificar os sinais comportamentais.

Fatores comportamentais

Os fatores comportamentais podem sugerir diversas causas, mais relacionadas ao comportamento e a à relação entre dono e pet.

Filhote não treinado ainda

Se seu cãozinho ainda é filhote e tem menos de 3 meses, ele pode ainda não estar 100% treinado pra fazer as necessidades no local correto. A maioria dos filhotes de até 3 meses ainda não conseguem controlar a bexiga e o intestino, então eles não conseguem segurar muito tempo pra fazer no lugar certo e acabam fazendo no qualquer local. Quer dicas de como ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo? Então clique aqui.

Treinamento incompleto

Alguns cães podem ter recebido de seus donos um treinamento incompleto, ou seja, o cachorro até sabe onde fazer, mas por algum motivo às vezes ele não faz no lugar certo.

Por exemplo, se o cão estiver preso em um ambiente longe do lugar correto e estiver apurado, pode ficar com “preguiça” de ir ao local ou pedir ao seu dono.
Neste caso, é importante continuar o treinamento e insistir para que ele aprenda 100% corretamente onde é o local certo de se fazer xixi.

xixi por submissao

Demarcação de território

Alguns cães, principalmente machos, fazem xixi em vários lugares da casa para demarcar o território. Um cão pode demarcar território porque há outros cães na casa, por frustração, estresse, ansiedade ou reafirmação de liderança perante os donos. A castração costuma resolver esse problema, assim como um bom reforço de liderança por parte dos donos. Seja o líder do seu cão, como este artigo orienta.

Ansiedade de separação

Se um cachorro apenas faz xixi no lugar errado quando está sozinho, mesmo que por um curto período de tempo, ele pode ter ansiedade de separação, ou seja, não quer ficar longe de seus donos.

Agora que todos os outros possíveis problemas foram eliminados e você tem certeza que a causa do xixi do seu cachorro é a submissão, veja o que pode fazer e o que não deve fazer quando um cão urina por submissão.

Como lidar com o xixi por submissão

Normalmente os cães param de fazer xixi por submissão quando fazem um ano de idade, mesmo que não se faça nada a respeito. Mas caso você não queira esperar e deseje lidar com este comportamento o quanto antes, siga algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar esta situação ou a minimizar os problemas:

  • Quando chegar em casa, não “cumprimente” seu cachorro logo de cara. Ignore-o completamente (ou seja, não fale, não toque e não olhe pra ele) e até erga os braços, isto pode ajudar. Interaja com ele depois de cerca de 15 minutos e isso apenas se ele já estiver calmo. Se ele estiver agitado, pulando, latindo ou abanando o rabo, espere ele se acalmar completamente para interagir com ele.
  • Quando seu cão for te cumprimentar, jogue um petisco pra longe dele, para que você não seja o foco nessa situação.
  • Ensine seu cão a sentar, pois esse treinamento é importante em diversas situações, inclusive nesta. Peça pra ele se sentar antes de você falar com ele ou antes que ele vá cumprimentar uma visita.
  • Na hora de fazer carinho em seu cachorro, evite fazer na cabeça dele. Faça carinho embaixo do queixo ou no peito, pois a mão humana por cima da cabeça pode representar uma ameaça ao pet.
  • Prefira brincadeiras com brinquedos e não com contato humano. Evite pegar, apertar, perturbar ou brincar com suas mãos e corpo, prefira jogar uma bolinha e usar brinquedos.

xixi por submissao

O que você não deve fazer

  • Jamais olhe pro seu cachorro, toque-o ou fale com ele se ele estiver fazendo xixi por submissão ou parecer que vai fazer, como costuma fazer… ignore completamente, não tenha dó.
  • Não abrace seu cachorro ou mexa no topo da cabeça dele quando interagir com ele.
  • Não brigue ou repreenda seu cachorro quando ele urinar sem querer, pois ele pode entender que o que está fazendo de errado é o ato de fazer xixi e não o comportamento por submissão ou excitação.
  • Não bata em seu cão em hipótese alguma!

Gostou das nossas dicas? Conte pra gente se elas deram certo com o seu cão.
O importante é manter um bom relacionamento com o seu melhor amigo, não se esqueça!

Siga-nos no Facebook | Confira nossas ofertas

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVocê é o melhor amigo do seu cão?
Próximo artigoComo fazer a troca da ração do cachorro
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.