Porte: pequeno (cerca de 25 cm) Lhasa Apso
Peso: de 4 a 7 kg
Necessidade de exercício diário: baixa / média
Temperamento: corajoso, determinado, amigável com outros animais e tímido com estranhos
Adestrabilidade: média / alta
Expectativa de vida: 12 a 14 anos
Rações Específicas para a Raça: Royal Canin, Premier e Guabi Natural, Hill’s, Biofresh e Guabi.
Personalidade
Para completar sua função de “sentinela” e cão de companhia o Lhasa precisa ser calmo, inteligente, alerta e independente.
O Lhasa é considerado um cachorrinho bastante resistente a doenças. Os problemas que mais afetam a raça são alergias de pele causadas por picadas de pulgas, retenção de umidade na pelagem e alimentação errada, conjuntivites que podem surgir pela irritação provocada pelos pêlos que caem sobre os olhos, a Atrofia Progressiva da Retina e a Displasia Renal, estas duas ultimas, doenças genéticas.
Corajoso, determinado, autônomo, independente, vivo, brincalhão e meigo com sua família. É um ótimo cão de alerta, porém pode se tornar bastante barulhento. Seu dono deve impor a sua dominância desde cedo e manter o treinamento consistente e firme. Não é um cão sociável, ou seja, não aceita facilmente estranhos. Por isso deve ser sociabilizado com pessoas e outros cães desde cedo. Não aconselhado para crianças pois não tolera abusos e tende a ficar nervoso quando recebe muita atenção delas. Adapta-se bem à vida em apartamentos e não deve ser criado em ambientes externos.
Cuidados Especiais
O Lhasa Apso é cão ativo, mas seu tamanho relativamente pequeno possibilita o gasto de energia com passeios curtos e brincadeira no jardim, ou mesmo em casa. O Lhasa é um ótimo cachorro de apartamento. Ele não está preparado para viver ao ar livre. Seu longo pelo precisa ser escovado a cada dois dias. Atenção: antes de dar banho, desembarace os nós do pelo! Nós recomendamos o uso de um desembaraçador. Uma vez molhado, fica muito difícil desatar os nós.
História
Surgido no Tibete, esse pequeno cachorrinho vem caindo no gosto das pessoas de todo mundo!
O Tibete esta situado num planalto, com altitude aproximada de 4.000 metros, rodeado ao sul e ao leste pelo Himalaia e ao norte pelo Kulun Shan (um monte de 7.500 metros). O clima é árido e frio, variando de vegetação rasteira a um verdadeiro deserto, tendo poucas áreas agrícolas somente nas regiões de vale. a atmosfera é tão rarefeita devido a altitude, e o oxigênio é tão escasso, que algumas pessoas podem desenvolver edemas pulmonares e até morrer se não forem levadas a baixas altitudes. Os primeiros Lhasas que chegaram ao ocidente foram levados do Tibete em 1920 por ingleses que visitaram a região. Em 1930 eles foram levados pela primeira vez aos Estados Unidos.
Além disso, devido ao terreno muito acidentado tem uma grande impulsão, que os permite saltar grandes alturas. Seu corpo é muito mais forte do que rápido, podendo andar, subir e saltar com muito mais facilidade do que correr.
Cuide de seu Lhasa com as melhores marcas de ração do mercado, confira clicando aqui.