
Quando falamos em saúde dos gatos, certamente duas doenças chamam mais atenção: FIV e FeLV.
A FIV é popularmente conhecida como aids felina e causada por um vírus da mesma família do HIV. Por atacar o sistema imunológico do pet, pode ser fatal principalmente por conta de suas complicações. Porém, se for diagnosticada precocemente, pode ser controlada e garantir maior longevidade ao gato.
A FeLV é considerada uma doença perigosa e está entre as principais ameaças à saúde dos gatos. Assim como a FIV, essa doença também compromete o sistema imunológico dos pets e pode causar anemia ou linfoma, além de deixar os felinos mais sensíveis a infecções em geral.
Como são feitas as transmissões da FIV e FeLV?
A transmissão da FeLV ocorre pelo contato direto entre gatos infectados e animais saudáveis, sendo que a principal via de eliminação do vírus é através das secreções, fezes e urina.
A transmissão da FIV ocorre, principalmente, através de mordidas e arranhões, por gatos machos, não castrados e semi-domiciliados. Outra forma de contágio, porém menos comum, é a gata contaminada transmitir para os seus filhotes.
Quais são os sintomas da FeLV Felina?
Apesar de ser uma doença bastante específica, a FeLV felina tem sintomas que podem confundir o tutor. Os principais são:
– Perda de peso;
– Problemas respiratórios;
– Diarreia;
– Vômitos;
– Anemia.
A leucemia felina não tem cura, mas podemos tomar algumas medidas para evitá-la, como a consulta preventiva no veterinário, a realização do teste de FIV/FELV, a vacinação específica contra essa doença e a castração.
Quais são os sintomas da FIV Felina?
Os principais sintomas em gatos infectados são:
– Febre;
– Pouco apetite;
– Diarreia;
– Conjuntivite;
– Inflamações na boca.
Assim como a FeLV, a FIV felina também não tem cura. Por isso, o mais importante é prevenir, através de acompanhamento veterinário com consultas preventivas, realização do teste de FIV/FELV ao menos uma vez por ano e castração. Como ainda não temos vacina para esta doença, também é importante evitar que o seu gato vá para a rua.

Quando devem ser feitos os testes de FILV e FeLV?
Todos os gatos podem realizar os testes para FIV e FeLV a partir dos três meses de vida. O procedimento não é proibido para gatos com menos de 3 meses, mas a indicação ou não depende da avaliação do veterinário.
É importante realizar o teste antes da vacinação e sempre que se introduzir um novo gato na família.
Atualmente, no Brasil existe apenas a vacina contra a FeLV, que pode ser aplicada por um médico veterinário depois de um minucioso histórico, exame clínico e realização do teste sorológico no pet.