COMPARTILHAR

Nós já abordamos neste artigo este assunto tão importante e preocupante para quem tem felinos em casa. Outra doença que preocupa bastante gente é a doença urinária em gatos.

Você desconfia que seu gato tem doença urinária? 

Então fique alerta para os principais sinais e sintomas:

  • Dificuldade ao urinar, observe se o gato vai à caixinha de areia, treme ou mia excessivamente durante o ato de urinar;
  • Diminuição do volume urinário, ou seja, menor volume de xixi que o normal ou apenas algumas “gotinhas”;
  • Presença de sangue, ou presença de “grumos” na urina;
  • Odor diferente e desagradável;
  • Ato de urinar fora da caixa;
  • Vocalização diferente.

Essas condições são muito dolorosas e se não forem tratadas a tempo, podem levar a quadros mais graves.

Se você desconfia que seu gato está com alguma doença urinária, leve-o imediatamente ao veterinário, que solicitará exames laboratoriais até diagnosticar a situação de saúde do felino.

Os tipos mais frequentes de doença do trato urinário nos gatos incluem uma condição inflamatória na bexiga e na uretra, assim como a formação de cristais ou cálculos na urina.

Geralmente a doença acomete gatos que possuem entre 2 e 6 anos de idade, não são ativos e estão acima do peso. Outros fatores que contribuem com a doença são o stress, mudança do ambiente e dieta.

 

Tratamento com ração

Além de oferecer muita água ao gato para que fique sempre saudável, é essencial oferecer uma ração de qualidade adequada para as condições do pet.

Outras medidas que podem ajudar e até prevenir a doença urinária são o uso de duas caixas limpas e sempre acessíveis, o ato de encorajar o exercício para perda de peso (principalmente em gatos obesos) e a minimização do stress ou mudanças na rotina.

Para o caso de doença felina diagnosticada, o veterinário poderá orientar que seja oferecida uma ração medicamentosa para doença renal.

Conheça abaixo as principais marcas deste tipo de ração:

Royal Canin Feline Veterinary Wet Urinary

Esta ração ajuda na dissolução de cálculos e diminui a concentração de íons que contribuem para a composição de cristais no canal urinário.

ração doença renal gatos

Farmina Vet Life Urinary

Esta ração atua como alimento coadjuvante indicado para gatos com distúrbios urinários provocados pela formação de cálculos à base de estruvita.

doença gatos renal

Pro Plan Gatos Urinary

Esta marca é formulada com tecnologia Dual Stone para gatos adultos com risco de sofrer transtornos do trato urinário, pois ajuda a reduzir o risco de formação de cristais de estrutiva e cálculos de oxalato, além de ajudar a dissolver os cristais de estruvita, promovendo a saúde das vias urinárias inferiores.

doença renal gato

Lembre-se de sempre cuidar muito bem do seu gatinho, oferecendo muita água e observando sempre seu comportamento para identificar algo que possa estar errado.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSaiba tudo sobre como denunciar maus-tratos contra animais
Próximo artigoGuia de Raças: Boxer
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.