Os gatos são muito suscetíveis à contaminação por vermes. Por isso, os tutores devem estar sempre atentos a mudanças no comportamento e na alimentação dos bichanos.
Existem quatro tipos de vermes que podem afetar a saúde dos gatos. Neste texto iremos esclarecer como eles infectam o organismo dos peludos e como detectar os sinais.
Tipos de vermes

Os vermes são organismos que podem entrar na corrente sanguínea e no sistema digestivo dos gatos. Eles podem ser contraídos por meio de contatos com ambientes e fezes contaminados.
Até mesmo quando a mamãe gato não foi bem tratada, os filhotes podem pegar vermes por meio das tetinhas. Por isso, é preciso sempre deixar os bichanos com as vacinas em dia.

Existem quatro tipos de vermes que contaminam os gatos:
• Lombriga: é um tipo de parasita que, inclusive, pode contaminar os seres humanos também. É de cor branca e parece um espaguete, quando saem nas fezes dos bichinhos. Os principais sinais de contaminação são a aparição de uma grande barriga de uma hora para outra, vômito regular, fezes moles frequentes ou diarreia e diminuição da energia. O gato pode contrair a lombriga caso tenha contato com um ambiente contaminado, geralmente em locais que tenham a presença de aves, roedores e minhocas, que são os principais “anfitriões” do parasita.
• Tênia: é um parasita que é passado aos gatos por infestações de pulgas. Parece um arroz e é bastante visível, podendo aparecer nas fezes ou na região do períneo do animal. Os principais sinais são perda de peso e o surgimento das tênias na região do períneo do gatinho.
• Ancilostomídeo: esse tipo de parasita não é visto a olho nu. Contamina os bichinhos quando ele pisa em algum local infestado, como com a presença de fezes. Ele se alimenta do sangue do gato, o que pode causar anemia. Os principais sinais da presença do parasita no organismo do bichinho são o aparecimento de sangue nas fezes, diarreia, dor no abdômen e fraqueza.
• Verme do estômago: é menos comum de aparecer nos gatos, pois aparece quando um felino come o vômito contaminado de outro animal. Eles não aparecem nas fezes, por serem muito pequenos. Os sintomas são vômito de moderado a grave, perda de peso rápida e letargia.
Como tratar

Caso o gatinho comece a apresentar sinais da presença de vermes, é preciso procurar por um médico veterinário. Exames de fezes periódicos também ajudam a prevenir que os gatos sofram desse mal.
Existem diversos tipos de vermífugos no mercado, porém sempre conte com a orientação do médico veterinário.
Uma boa forma de evitar esse tipo de contaminação é manter o local onde o gato vive sempre limpo. Além, também, de oferecer uma boa alimentação, o que ajudará o gato a ter uma imunidade maior.