Os cachorros adoram brincar com qualquer objeto que vejam pela frente. Qualquer graveto pode se tornar um brinquedo para esses peludos espevitados.
Mas caso o brinquedo solte algum pedaço dentro da boca do animal, isso pode se tornar em um problema. O cachorro pode engasgar e precisará de ajuda para retirar o objeto de sua garganta.
Quer saber como ajudar o seu amigão? Nesse texto vamos te dar dicas que serão úteis em casos de engasgo!
Sinais de engasgo

Para desconfiar de que o seu cachorro possa estar engasgado, é preciso se atentar a alguns sinais.
Entre os principais estão:
• O cachorro está balançando muito a cabeça;
• Fica batendo as patas na boca, como se quisesse tirar algo de lá;
• Começa a choramingar;
• Fica salivando em excesso;
• Mantém a boca aberta;
• Faz movimentos como se quisesse vomitar;
• Fica bastante inquieto.
Mas se o objeto que está causando o engasgo não for muito grande, o cachorro pode até demonstrar esses sinais. Então é preciso perceber se ele não mudou o comportamento, ficando mais apático, sem apetite ou se começa a tossir um pouco.
Existem riscos que o cachorro pode correr caso fique engasgado por muito tempo. O objeto na garganta pode bloquear a entrada de ar, o que leva a desmaios e asfixia.
Ou se o objeto for cortante, pode causar sangramentos e machucar os órgãos internos do bichinho. Ou seja, engasgo é coisa séria!
Como ajudar

Para tentar ajudar o cachorro, existem algumas manobras que os tutores podem fazer para tentar retirar o objeto que está preso na garganta.
Primeiramente, observe por um ou dois minutos se o cachorro consegue vomitar sozinho. Se sim, problema resolvido!
Se não for possível, o tutor terá de intervir. Para isso, abra a boca do cachorro, apertando delicadamente a articulação da mandíbula, de forma a tentar enxergar o que está na garganta do peludo. Tente colocar a língua dele de lado e use uma lanterna, para ajudar a visualização.
Caso consiga, tente retirar o objeto, com a mão mesmo. Tome muito cuidado para não empurrar o objeto ainda mais para o fundo.
Mas se perceber que isso não será possível e o cachorro está ficando sem ar e roxo, leve-o imediatamente ao médico veterinário.
Existe também outra manobra, que deve ser feita com muita delicadeza. Se for um cachorro pequeno, levante-o segurando pelas patas traseiras e sacuda-o com gentileza, para ver se ele consegue soltar o objeto.
Se for um cachorro grande, a mesma manobra pode ser feita. Mas o cão ficará com as patas dianteiras no chão.
Tosse ou engasgo?

Às vezes os tutores podem confundir uma simples tosse com um engasgo. Então como diferenciar um do outro?
Para fazer é simples: perceba se o cachorro está conseguindo engolir normalmente. Se sim, ele está apenas com uma tosse. Caso contrário, você terá que ajuda-lo a desengasgar.
Existe um problema que atinge muitos pets de pequeno porte na fase adulta. Seria o colapso de traqueia, em que parece que o cão está engasgando, mas ele está apenas tossindo com um som bem alto, que parece de um ganso.
Esse problema acontece quando há uma diminuição do diâmetro da traqueia, o que dificulta a passagem de ar, devido à degeneração dos anéis que compõem a traqueia.
Então, pode parecer que ele está engasgado, mas na verdade seria outro problema.